terça-feira, 10 de julho de 2012

Arte

A Vida imita a Arte
A Arte imita a Vida

uma visita ao Inhotim


Me encanta profundamente a capacidade humana de reproduzir com detalhes a perfeição da realidade, da vida. Me encanta ainda mais ver na obra parte do artista. Ver em cada pincelada, moldura de escultura, dobra do papel e segundo do vídeo, ver em tudo isso, pulsar sentimento, seja a dor ou o amor ... O ser traduzido em ver, escutar, tocar e provar. O ser traduzido em ler.

Meus olhos se enchem de admiração infantil ao ver as cores se alternarem dentro do caleidoscópio, girando em amarelos, vermelhos e azuis. As lágrimas surgem discretas ao perceber que primeiro vi e senti o abandono de um animal, para só depois passar à imagem de baixo, onde um alguém humano se misturava ao chão e ao lixo. Pensei muito no gatinho da Cecília. Que retratos lindos de uma feia parte da vida. Fotos de uma Salvador desconhecida.

A Arte que me beijou suavemente a face, afagou meus cabelos, soprou quente minha nuca e cobriu meus lábios de calor... Essa mesma Arte me fere a pele branca e macia com um tapa de realidade. Tenta me acordar de uma alienação sonífero.

Louco é quem não enlouquece com tanto absurdo no mundo, tanta beleza, tanta tristeza e tanto amor. Louco é quem consegue cruzar os braços ignorando a arte que bate na porta com tanto vigor, que acredito que em pouco tempo irá derrubá-la. Louca sou eu de colocar meu coração nesse redemoinho de cores e formas sem nenhuma proteção. Loucos são vocês todos ! E graças aos céus ! 

A vida imita a arte, a arte imita a vida, que a minha seja bem colorida, de palavras e de amor.



6 comentários:

  1. "Sancho, amigo, teu amo teve esse dom de suprema decência: conservar tão à margem da sua dor o transeunte vulgar, que apenas lhe deixou oportunidade de espanto ou riso, para o breve instante do encontro".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Porque és amigo, e a amizade, despojada de tudo, é uma outra espécie de sonho, é um claro diamante refletindo distâncias e entendendo-as".
      Porque cada palavra, comentário, dica, conselho (que só vejo e sigo por assim querer), cada passo acompanhado da certeza de uma loucura que aceitei com alegria, cada música e cada nova esquina, cada novo sabor de sorvete, cada autor apresentado, cada vídeo revelado como tesouro escondido no tempo, cada pequena coisa simples, guardo com muito carinho. E mesmo que sejam só alguns dias, me bate uma saudade de amigos tão especiais quanto Você. Viajei na batatinha? talvez... =)

      Excluir
  2. Não sei se gostei mais do texto ou dos comentários! Que lindo!

    ResponderExcluir
  3. Feliz de quem com só uma batatinha viaja! Viajemos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =) qual o primeiro destino? uma vaga música qualquer?

      Excluir